Com a temperatura nas alturas, quem resiste a um delicioso sorvete ou a um suco geladinho? Ninguém. No entanto, as pessoas que sofrem com algum tipo de cefaleia podem se deparar com uma súbita e intensa dor de cabeça, popularmente conhecida como cefaleia do sorvete.
Dra. Elza Magalhães (CRM BA-11224), neurologista em Salvador, explica que a dor ocorre imediatamente após o contato de alimentos ou líquidos gelados com o céu da boca devido à súbita e intensa contração seguida de dilatação dos vasos sanguíneos do interior da cabeça, quando a substância gelada toca o palato mole (céu da boca).
Faça agora o teste de impacto da enxaqueca
Realize o teste e descubra, em poucos minutos, como a dor de cabeça impacta sua vida pessoal e profissional.
Realizar o teste
Embora incômoda, não há motivos para preocupação por se tratar de uma dor benigna e que não deixa sequelas. Com duração média de 30 segundos, nem há tempo hábil de eliminá-la com analgésicos, por isso a neurologista conta que o melhor caminho é prevenir: “Ingerir os alimentos de forma lenta e em pequenas quantidades para evitar o contato intenso e súbito com o céu da boca é o melhor caminho, já que alimentos e bebidas geladas também podem ser gatilho para esse tipo de dor de cabeça em quem é portador de enxaqueca”.
Tenha essas dicas em mente e desfrute do calor com qualidade e bem-estar!
O texto acima possui caráter exclusivamente informativo. Jamais realize qualquer tipo de tratamento ou se automedique sem a orientação de um especialista.