O tratamento da enxaqueca crônica é realizado de duas formas, descritas no Consenso Latino-Americano para as Diretrizes de Tratamento de Migrânea Crônica e Consenso da Sociedade Brasileira de Cefaleia sobre o tratamento da migrânea crônica:1, 2
Tratamento agudo - para reduzir a frequência e intensidade das crises. Tem o objetivo de melhorar os sintomas das crises, a escolha do medicamento será definida por um médico caso a caso, incluindo tratamento hospitalar em pronto-socorro.¹
Tratamento preventivo - para prevenir a recorrência das crises¹ , podem ser utilizados medicamentos orais, tais como antidepressivos tricíclicos, neuromoduladores, betabloqueadores e bloqueadores dos canais de cálcio, e também medicamentos injetáveis2, 3.
Dentre os antidepressivos, os tricíclicos² são os mais utilizados para o tratamento da enxaqueca crônica. Há também os neuromoduladores e os betabloqueadores, os mais antigos no tratamento preventivo da enxaqueca crônica.
Na categoria dos injetáveis, um dos tratamentos tem o objetivo de reduzir a percepção da dor pelo sistema nervoso central1,2, ele é injetado nas fibras musculares em pontos específicos da cabeça, do pescoço e na porção mais alta do tronco. De acordo com o Consenso da Sociedade Brasileira de Cefaleia, é o único tratamento injetável com recomendação classe A1,2, que indica os tratamentos mais efetivos, com maior evidência e dados clínicos de eficácia.
Ainda dentre os injetáveis, há os anticorpos monoclonais, com atuação sistêmica e que inibem a ação de uma molécula responsável pelo desencadeamento da enxaqueca³.
Existem opções de tratamentos específicos que podem melhorar sua qualidade de vida1-3, mas todos eles devem ser orientados por um médico, e podem ser acompanhados também por uma equipe multidisciplinar. É sempre importante buscar orientação médica.
As informações disponíveis no portal Enxaqueca Crônica tem a intenção de fornecer informações sobre a condição. A consulta com o profissional de saúde é fundamental e imprescindível para eventual diagnóstico, tratamento e acompanhamento do paciente.