< VOLTAR

Relação entre dores de cabeça e covid-19

Publicado 09/09/2020
Enxaqueca crônica

Apesar de já estarmos convivendo há alguns meses com a pandemia do covid-19, ainda existem dúvidas a respeito de alguns dos seus sintomas, incluindo as características das dores de cabeça, que são bem comuns¹ neste caso. E para quem sofre com de enxaqueca crônica as preocupações podem ser maiores. 

Para esclarecer essas dúvidas, conversamos com a neurologista, Dra. Evelyn Esteves (CRM_SP 90941), que é membro da Academia Brasileira de Neurologia e da Sociedade Brasileira de Cefaleia. Além das diferenças entre os sintomas, ela também nos trouxe informações a respeito do impacto da quarentena e medidas preventivas no que tange à dor de cabeça.

Primeiramente, relacionamos as particularidades de cada tipo de dor de cabeça, apontadas pela dra. Evelyn.

Características da dor de cabeça relacionada ao covid-19:

Sensação de peso e de apertamento na cabeça; 

Pode apresentar dor na região dos olhos;

A dor é contínua e que tende a piorar; 

Geralmente está associada a outros sintomas já conhecidos de covid-19, como febre, dor de garganta inespecífica, dor no corpo, perda de paladar e capacidade de sentir cheiros.  

Sintomas comuns da enxaqueca crônica²:

Dor latejante;

Náuseas e enjoos;

Dor em apenas um lado da cabeça (unilateral); 

Dor intensa; 

Tem duração média de 4 a 72 horas.

Sensibilidade ao som e cheiros fortes.  

Um destaque que a neurologista faz é sobre o aumento das crises de dores de cabeça na quarentena em função do aumento a exposição a alguns gatilhos, como: ansiedade, stress, depressão, desregulação do sono, entre outros. “O isolamento e o receio de contrair a covid-19 despertam sentimentos e sensações em cascata que alteram o nosso metabolismo. Somado a isso, temos os fatores de sobrecarga de funções em home-office”, pontua a médica.  

Apesar de ser um momento delicado para todos, para os enxaquecosos crônicos essa situação ainda está relacionada a muitas mudanças na rotina, que exercem impacto maior sobre as dores de cabeça. Além dos fatores  emocionais, também podemos destacar a falta de atividade física e tensões, falta de ergonomia durante o trabalho remoto, muitas vezes em ambientes sem o preparo adequado e que afetam a postura e afins.  

Mas essas são questões que podem ser melhoradas, a partir do conhecimento. Para saber como, indicamos o acesso ao segundo episódio do podcast Papo Cabeça, onde a doutora Evelyn ainda detalha algumas medidas que podem ser usadas para evitar os gatilhos e os tratamentos indicados para a enxaqueca crônica. Ouça aqui: https://bit.ly/covid_enxaqueca

Referências 

¹H, Gül A, Baykan B. COVID: 19 is a Real Headache! [published online ahead of print, 2020 May 15]. Headache. 2020;10.1111/head.13856. [acesso em agosto 28 2020]. https://headachejournal.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/head.13856

² Headache Classification Committee of the International Headache Society (IHS) The International Classification of Headache Disorders, 3rd edition. Cephalalgia. 2018 Jan;38(1):1-211. Headache, 20198. Migraine Care in the Era of COVID‐19: Clinical Pearls and Plea to Insurers. Disponível em: https://headachejournal.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/head.13810

3Szperka CL, Ailani J, Barmherzig R, et al. Migraine Care in the Era of COVID-19: Clinical Pearls and Plea to Insurers. Headache. 2020;60(5):833- 842.[Acesso em agosto 27 2020]. Disponível em:https://www.ncbi.nlm.nih. gov/pmc/articles/PMC72283 71/pdf/HEAD-9999-na.pdf



TESTE O IMPACTO DA ENXAQUECA NA SUA VIDA

Você já se perguntou “Quanto a enxaqueca me afeta?”. Faça o teste e descubra como a dor tem impacto em sua vida pessoal e profissional. O prejuízo pode ser maior do que você imagina!

SAIBA +
DIÁRIO DA ENXAQUECA

Baixe o aplicativo e anote suas atividades diárias e as informações sobre as crises de dor. Esses detalhes podem ajudar o especialista no seu diagnóstico! É rápido e simples.

SAIBA +
ENCONTRE UM MÉDICO

Localize os médicos, membros da Sociedade Brasileira de Cefaleia, indicados para diagnosticar enxaqueca crônica e prescrever o tratamento adequado para seu caso.

SAIBA +