< VOLTAR

Cuidados para um home office sem dor de cabeça

Publicado 13/07/2020
Enxaqueca crônica

Notícias e mais notícias sobre a pandemia, stress, ansiedade, acúmulo de tarefas, mudança da rotina são potenciais gatilhos para as crises de enxaqueca. Especialmente para quem está trabalhando de casa, fatores como organização do espaço e cuidados com a ergonomia podem fazer toda a diferença.

Para te ajudar a arrumar o seu espaço de trabalho da melhor maneira possível, conversamos com a fisioterapeuta Michelle Santiago (CREFITO 3/ 92467- F), que é membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia.  

A fisioterapia faz parte do tratamento multidisciplinar da enxaqueca crônica, trabalhando a consciência corporal e orientando exercícios bem direcionados, tanto para a prevenção das dores como para o alívio delas¹.  

Enxaqueca Crônica: Qual a melhor forma de trabalhar em casa sem causar dores no corpo? 

Michelle Santiago: Para quem trabalha no computador, por exemplo, é preciso estar atento ao alinhamento da coluna ao sentar, assim como a altura da tela para que a cabeça não fique inclinada para frente, forçando a cervical. É importante prestar atenção também na posição dos braços e o apoio do cotovelo, para que ele esteja totalmente apoiado. Um sinal de que algo não está correto, é passar a sentir dores. 

Enxaqueca Crônica: Quais são os piores erros do home office? 

Michelle Santiago:  Eu vejo muita gente querendo trabalhar sentada no sofá ou deitada na cama, e isso não é legal porque sobrecarrega o corpo todo. O ideal é sentar em uma cadeira em que o quadril fique em um ângulo de 90° em relação aos pés, e tomando os cuidados que foram ditos anteriormente. 

Enxaqueca Crônica: O que mais é possível fazer para evitar as crises de enxaqueca nesse período de pandemia? 

Michelle Santiago: Criar uma rotina em relação à alimentação e ingestão de líquidos. O jejum prolongado e a desidratação¹ também são gatilhos para as dores de cabeça. Também é importante ter uma rotina de sono e fazer exercícios respiratórios que são muito eficazes para o controle das dores, da ansiedade, angústia e inquietação do momento. 

Reforçamos a importância de manter alguma atividade física que possa ser realizada em casa, como alongamento, yoga e pilates, mas sempre com orientação profissional. 

E uma última dica dada pela fisioterapeuta é adotar a prática do Diário da Enxaqueca, anotando toda a sua rotina, frequência e intensidade da dor para que o neurologista possa estruturar o melhor tratamento para o seu caso. 

Referências 

¹ https://migraine.com/what-is-migraine/



TESTE O IMPACTO DA ENXAQUECA NA SUA VIDA

Você já se perguntou “Quanto a enxaqueca me afeta?”. Faça o teste e descubra como a dor tem impacto em sua vida pessoal e profissional. O prejuízo pode ser maior do que você imagina!

SAIBA +
DIÁRIO DA ENXAQUECA

Baixe o aplicativo e anote suas atividades diárias e as informações sobre as crises de dor. Esses detalhes podem ajudar o especialista no seu diagnóstico! É rápido e simples.

SAIBA +
ENCONTRE UM MÉDICO

Localize os médicos, membros da Sociedade Brasileira de Cefaleia, indicados para diagnosticar enxaqueca crônica e prescrever o tratamento adequado para seu caso.

SAIBA +