A fisioterapia pode ajudar no tratamento da enxaqueca crônica?
Publicado 17/12/2018
Enxaqueca crônica
Quem sofre com as dores de cabeça sabe que às vezes controlar as crises apenas com os tratamentos medicamentosos não é o suficiente. O método mais eficaz é a abordagem integrada multidisciplinar somada ao tratamento indicado pelo neurologista, como o caso da Psicologia, Nutrição, Educação Física e Fisioterapia. Este recurso varia de acordo com cada caso atendendo as necessidades individuais de cada paciente.
Dentre os tratamentos integrados, a fisioterapia é um aliada importante no controle da dor crônica e de maior intensidade¹, como a enxaqueca crônica e a cefaleia tensional ou tipo-tensão, agindo tanto no mapeamento de fatores que desencadeiam a tensão muscular, que podem ser causadas pelo estresse, como também para ajudar o paciente a lidar com a dor durante a crise.
As crises de enxaqueca também podem ser desencadeadas por dores musculares, causadas por maus hábitos posturais e desequilíbrios musculares do pescoço e da face. Batemos um papo com a fisioterapeuta e pesquisadora, Profª Debora Bevilaqua Grossi (CREFITO - 13716-F), que esclarece o assunto e dá algumas dicas.
Como a fisioterapia pode ajudar a tratar alguns tipos de dores de cabeça?
A Fisioterapia pode ajudar no manejo da dor, seja mapeando os mecanismos que deflagram e/ou aumentam a dor ou ensinando o paciente algumas estratégias para lidar com a dor. Muitas vezes as crises são acompanhadas de aumento da tensão muscular no pescoço e na face, a fisioterapia também pode colaborar nestes casos.
O músculo pode provocar a crise de enxaqueca?
Sim, os músculos do pescoço e da face podem desencadear uma crise pois eles podem enviar informações dolorosas que chegam diretamente em uma área comum chamada núcleo trigeminocervical e assim sensibilizar a área, ajudando a estimular uma nova crise ou contribuindo para piora das crises.
A deflagração das dores causadas pelos músculos está associada ao estresse?
O estresse pode ser uma das causas do aumento da tensão muscular, mas não é a única.
Quais exercícios ou movimentos podem ser feitos para aliviar as dores?
Depende de muitos fatores e de uma boa avaliação feita pelo fisioterapeuta, junto à análise de outros profissionais que integram o tratamento multidisciplinar, mas de forma geral são trabalhados exercícios de respiração e relaxamento associados a exercícios de alongamento, de coordenação e equilíbrio, fortalecimento dos músculos cervicais e algumas estratégias de automassagem que podem ajudar no alívio das dores.
Esses exercícios podem ser feitos em casa ou apenas com o acompanhamento de um fisioterapeuta?
Quando bem orientados por um fisioterapeuta e corretamente realizados sob a sua supervisão, sim.
TESTE O IMPACTO DA ENXAQUECA NA SUA VIDA
Você já se perguntou “Quanto a enxaqueca me afeta?”. Faça o teste e descubra como a dor tem impacto em sua vida pessoal e profissional. O prejuízo pode ser maior do que você imagina!
SAIBA +DIÁRIO DA ENXAQUECA
Baixe o aplicativo e anote suas atividades diárias e as informações sobre as crises de dor. Esses detalhes podem ajudar o especialista no seu diagnóstico! É rápido e simples.
SAIBA +ENCONTRE UM MÉDICO
Localize os médicos, membros da Sociedade Brasileira de Cefaleia, indicados para diagnosticar enxaqueca crônica e prescrever o tratamento adequado para seu caso.
SAIBA +Deixe a dor de cabeça de lado e receba a nossa newsletter