A enxaqueca é apenas uma entre os mais de 150 tipos existentes de dor de cabeça. Apesar de comum, ainda não se sabe com certeza as causas de sua origem para poder curá-las. Enquanto isso, os tratamentos procuram dar mais qualidade de vida a quem sofre com suas crises de dor, que em alguns casos, chegam a ser tão agressivas que colocam a doença entre as mais incapacitantes do mundo, como é o caso da enxaqueca com aura.
Dentre alguns dos sintomas da enxaqueca com aura está a dor intensa precedida de distúrbios visuais, como manchas brilhantes e borrões, além de formigamento nas pernas e braços. Sintomas estes bem parecidos com o de um AVC, ou derrame cerebral, como é popularmente conhecido.
O médico anestesiologista Flávio Mello (CRM MT-967), do Mato Grosso, especializado no tratamento da dor, explica que a aura é uma alteração neurológica que pode ser visual, sensorial ou motora. “Na maioria dos casos, tem curta duração e antecede uma crise de enxaqueca, mas não elimina a possibilidade de ocorrência durante ou depois do episódio de dor”.
Faça agora o teste de impacto da enxaqueca
Realize o teste e descubra, em poucos minutos, como a dor de cabeça impacta sua vida pessoal e profissional.
Realizar o teste
O médico ainda conta que os sintomas não precisam aparecer necessariamente juntos e podem variar de pessoa para pessoa: “Tontura, formigamento pelo corpo (boca, lábios, língua, braços ou pernas), dificuldade de fala e diminuição ou distorção da visão (formas desproporcionais, linhas onduladas ou em zig-zag), entre outros, podem surgir com mais ou menos intensidade”.
Ao perceber que a alteração neurológica está chegando, se possível, sente-se e espere passar. Não tente dirigir ou realizar atividades que exijam muito raciocínio e concentração.
Para o tratamento adequado da doença é preciso reportar todos estes sintomas ao médico, que indicará a melhor conduta para cada caso. Converse com o especialista, inicie o tratamento e comece a sentir diferença em seus dias. Viva sem aura, viva sem dor!
O texto acima possui caráter exclusivamente informativo. Jamais realize qualquer tipo de tratamento ou se automedique sem a orientação de um especialista.