
Diário da Enxaqueca: O aplicativo que pode te ajudar no diagnóstico da enxaqueca
7 de October de 2016A tecnologia está aí para nos ajudar nas mais diferentes situações, inclusive para o tratamento da enxaqueca crônica, você sabia? É o que nos explica o Dr. Marcelo Ciciarelli (CRM SP-58375), Doutor em Neurologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, e criador do aplicativo Diário da Enxaqueca que está ancorado em nosso site.
Para quem ainda não conhece, o Diário funciona como um registro de atividades relacionadas à ocorrência de crises de dor de cabeça, onde a pessoa deve anotar a hora do dia em que ela começou, as características da dor (de um lado da cabeça, dos dois lados, intensidade, frequência), sintomas associados (náusea, vômito, intolerância à luz, cheiro, som e movimento), possíveis fatores desencadeantes e se houve uso de algum medicamento, assim como o seu resultado.
“Embora o diário já fosse utilizado como registro em papel, a adesão dos pacientes era menor, pois nem sempre estavam com ele em mãos para anotar as crises fora de casa, por exemplo. Hoje, com a nova ferramenta, a pessoa pode registrar com mais facilidade os eventos, já que está com celular sempre consigo. Além disso, a chance de perda dos registros é bem menor”, explica o neurologista.
O Diário da Enxaqueca ainda dispõe de alertas para lembrar o usuário de seus medicamentos e suas próximas consultas, e também fornece informações sobre a própria doença, como características, sintomas, mecanismos, cuidados necessários, medidas que podem evitar crises, entrevistas com especialistas e outros conteúdos informativos. Tudo para facilitar o entendimento do enxaquecoso e incentivá-lo a um tratamento efetivo.
Faça agora o teste de
impacto da enxaqueca
Realize o teste e descubra, em poucos minutos, como a dor de cabeça impacta sua vida pessoal e profissional.
Realizar o teste

O neurologista e o paciente saem ganhando com o aplicativo, pois o paciente pode compartilhar seu diário com o especialista por e-mail, permitindo que o médico tenha acesso ao seu histórico completo para uma melhor análise do diagnóstico e evolução de tratamento.
O especialista reforça, no entanto, que o benefício do aplicativo vai muito além de simples relatos das crises. “Ele permite que o paciente conheça melhor sua doença e seus fatores desencadeantes, ajudando-o a uma melhor condução dos gatilhos de crise e a consequente melhora no tratamento como um todo”, relata.
Os resultados do Diário da Enxaqueca já foram atestados em relatos de pessoas em nossa página do Facebook. Disponível para sistemas Android e IOS, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente aqui. O que você está esperando para baixar?
O texto acima possui caráter exclusivamente informativo. Jamais realize qualquer tipo de tratamento ou se automedique sem a orientação de um especialista.