Aqui você encontra receitas práticas e gostosas que podem somar para a prevenção ou redução de suas crises de dor de cabeça. Elas são especialmente elaboradas pela nutricionista especialista no tratamento da enxaqueca crônica, Camila Caverni.





Risoto verde

A receita contém espinafre e amêndoas, que são alimentos ricos em magnésio – nutriente reconhecido por sua propriedade de bloquear ou reduzir processos inflamatórios, como os que ocorrem na enxaqueca.

A nutricionista chama a atenção para o preparo com temperos e alimentos naturais, pois os industrializados possuem glutamato monossódico, que geralmente é uma substância gatilho para a enxaqueca. 

Confira, experimente e bom apetite!

Risoto verde

Tempo de preparo

45 minutos

Rendimento

6 porções

Ingredientes

- 300g de arroz arbóreo

- ½ cebola picada

- 60ml de azeite extra virgem

- 200g de espinafre cru

- 80g de amêndoas em lascas

- Sal à gosto

- Pimenta do reino à gosto

- Água

Modo de preparo

- Coloque no liquidificador 150g de espinafre com água suficiente para formar um líquido grosso (consistência de purê), bata e reserve.

- Em uma panela, coloque 30ml de azeite e a cebola, deixando-a refogar até que ela comece a soltar um pouco de água. Acrescente o arroz e refogue por aproximadamente 3 minutos.

- Adicione 100ml de água morna e deixe evaporar, mexendo sempre.

- Misture 1L de água com sal (à gosto), ferva e acrescente aos poucos no arroz para que comece o cozimento.

- Na metade do cozimento do arroz, adicione o espinafre batido e as folhas restantes (que não foram batidas no início da preparação).

- Quando colocar o 1L de água ou quando o arroz estiver no ponto desejado, adicione a pimenta do reino e 30ml de azeite e mexa.

- Após finalizado, decore a preparação com as amêndoas.

- Sirva ainda quente.

Fonte: Camila Caverni, nutricionista especializada no tratamento de enxaqueca


TESTE O IMPACTO DA ENXAQUECA NA SUA VIDA

Você já se perguntou “Quanto a enxaqueca me afeta?”. Faça o teste e descubra como a dor tem impacto em sua vida pessoal e profissional. O prejuízo pode ser maior do que você imagina!

SAIBA +
DIÁRIO DA ENXAQUECA

Baixe o aplicativo e anote suas atividades diárias e as informações sobre as crises de dor. Esses detalhes podem ajudar o especialista no seu diagnóstico! É rápido e simples.

SAIBA +
ENCONTRE UM MÉDICO

Localize os médicos, membros da Sociedade Brasileira de Cefaleia, indicados para diagnosticar enxaqueca crônica e prescrever o tratamento adequado para seu caso.

SAIBA +